Pular para o conteúdo

As rotas da conectividade nas verticais de infraestrutura

IoT e as Redes Privativas

Sobre este evento

Público-Alvo: Dirigentes das empresas que atuam no mercado de infraestrutura brasileiro. Diretores de empresas de petróleo e gás; de utilities de energia e saneamento; de mineração; ferrovias; logística; transportes.

Conteúdo: Avanços da Internet Industrial das Coisas; As opções da IoT; As frequências disponíveis para as redes privativas e como usá-las; Os custos da construção de redes próprias; A nuvem como suporte dos projetos privados. LTE ou 5G?

Palestrantes

Patrocínios

Programação

9h50 | 11h – PAINEL 1: Presente e futuro: onde estamos e para onde vamos com IoT
A internet das coisas (IoT) é uma indústria em rápido crescimento com soluções que atendem a diversos setores. Neste painel, vamos explorar o que, de fato, existe de projetos em curso, quais resultados foram obtidos e como IoT impacta empresas e a sociedade.

*Daniel Tibor Fuchs | Diretor de Inovação da Datora Arqia
*Marcus Pinheiro | Executivo Líder em Telecomunicações do Gartner Brasil
*Paulo Spaccaquerche | Presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas – ABINC
Moderador: Rafael Bucco | Editor do Tele.Síntese.

11h | 12h10 – PAINEL 2: Fomento à indústria de IoT
Após a aprovação de redução de barreiras regulatórias e tributárias e o Plano Nacional de Internet das Coisas, houve fomento à expansão das aplicações de IoT e M2M? O painel vai debater os frutos vieram a partir das iniciativas governamentais e como está o fomento à adoção de soluções de IoT no Brasil.

*Andre Martins | CEO da NLT
*Carlos Azen |
Gerente de TI, Telecom e Economia Criativa do BNDES
*Guilherme Correa | Coordenador-Geral de Tecnologias Digitais na Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD) do MCTI.
*Sidney Azeredo Nince | Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação substituto da Anatel
Moderador: 
 Miriam Aquino | Diretora do Tele.Síntese.

12h10 | 12h30 – KEYNOTE SPEAKER
*Rafael Terranova | Especialista de Marketing de Produto da Padtec
“Redes 5G: soluções e oportunidades”

9h30 | 9h50 – KEYNOTE SPEAKER
*Leandro Rebouças | Gerente de Produtos da Telefónica Tech IoTCo 
“Redes Privativas no Brasil: Explorando suas diversas aplicações”

9h50 | 11h – PAINEL 3: Desafios operacionais das redes privativas
As redes privativas avançam lentamente no Brasil. Quais são os entraves para uma maior adoção? Quais são as tecnologias mais adequadas? O investimento compensa? Quais benefícios podem ser alcançados? Tais temas estão no foco deste painel.

*Diego Aguiar | Diretor de Operações da Telefónica Tech IoTCo
*Leandro Avanço | Gerente de Sistemas Embarcados e Internet das Coisas (SICE) do IPT
*Luciano Saboia | Diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações para a América Latina do IDC Brasil

Moderador:  Miriam Aquino | Diretora do Tele.Síntese.

11h | 12h10 – PAINEL 4: Setor de Logística obtém benefícios com rede privativa e IoT
A eficiência do setor logístico está na realização da entrega das mercadorias no tempo combinado e nas condições especificadas. Novas tecnologias são aliadas deste processo, à medida que proporcionam gestão em tempo real e automatizada, proporcionando economias de tempo e custos, além de eliminação de erros.

*Lilio Neto | Innovation HEAD Brazil e Innovation Evangelist LATAM na DHL Supply Chain
*Eduardo Polidoro | Diretor de IoT da Claro
*Roberto Paveck | Gerente de Planejamento Logístico na Autoridade Portuária de Santos

Moderador: Rafael Bucco | Editor do Tele.Síntese.

NLT
CEO

Andre Martins

CEO da NLT. Atuou em várias empresas de porte como White Martins, GLOBOSAT e NET. Teve relevante papel no lançamento das operadoras Angola Cables, On Telecom e Acom Comunicações. Além disso, é professor de tecnologia da Startse University e atua de maneira relevante em associações como Telcomp e ABINC. Graduado em Administração de Empresas e Engenharia de Telecomunicações.
BNDES
Chefe do Departamento de Telecom, TI e Economia Criativa

Carlos Azen

Gerente de TI, Telecom e Economia Criativa do BNDES, responsável por estruturação de financiamentos. Ainda no BNDES, atuou como Assessor da Presidência e na área de Capital Empreendedor. Iniciou a carreira no setor de telecomunicações, onde trabalhou por 10 anos. Atuou em logística, marketing e estratégia de diferentes empresas, no Brasil e na Europa. Formado em Engenharia de Produção (UFRJ) e tem Mestrado em Administração de Empresas (PUC-Rio). Concluiu Pós Graduação em Private Equity na IE Business School de Madri e capacitação de Conselheiro pelo IBGC.
Datora Arqia
Diretor de Inovação

Daniel Tibor Fuchs

Diretor de Inovação e sócio-fundador do Grupo Datora Telecom. Foi um dos pioneiros na implementação e uso da tecnologia de transmissão de voz por redes IP (VoIP) no Brasil, e participou do lançamento das duas primeiras MVNOs do país, com a implantação de um CORE completo para o provimento de serviços 2G e 3G, atualizado mais recentemente para LTE. Formado em Computação com MBA em Marketing pelo Insper.
Telefónica Tech IoTCo
Diretor de Operações

Diego Aguiar

Diretor de Operações Telefónica Tech IoT/BigData no Brasil, sendo responsável pela estratégia, desenvolvimento e implementação de todo o ecossistema dos produtos e inovação para IoT e BigData. Especializado em Marketing, Estratégia e Vendas com mais de 16 anos de experiência no setor de tecnologia.
Claro
Diretor de IoT

Eduardo Polidoro

Diretor de Negócios de IoT e M2M da Claro Brasil. Possui mais de 16 anos de experiência em desenvolvimento, marketing e gestão de produtos. No Grupo Claro, desenvolve projetos especiais e soluções sob medida de IoT – Internet das Coisas e M2M – Machine to Machine. É formado em Engenharia de Telecomunicações no IMT, em Administração pela UMESP e é Cientista de Dados pelo Data Science Academy.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD) do MCTI
Coordenador-Geral de Tecnologias Digitais

Guilherme de Paula Corrêa

Engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Administração Pública Tem atuado no mercado de eletrônica/tecnologia/telecomunicações nos últimos 26 anos, sendo 16 deles na iniciativa privada e os últimos 10 anos como servidor público federal, no cargo de Analista de Infraestrutura do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Na iniciativa privada atuou como engenheiro de desenvolvimento de hardware e software, com foco no setor de telecomunicações e posteriormente atuou como responsável pela área de vendas e treinamento de equipamentos de teste na área de telecomunicações. No setor público, está em exercício desde 2013, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), tendo trabalhado de 2014 a 2018 com a elaboração do Plano Nacional de Internet das Coisas e a partir de 2019, até os dias atuais, com políticas públicas para o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), incluindo a Lei de Informática, os Programas Prioritários de Informática (PPIs), os Processos Produtivos Básicos (PPBs), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS) e o Programa Nacional de Microeletrônica (PNM Design).

Vivo instala redes privativas capazes de migrar de 4G para 5G

Por meio da Telefónica Tech, operadora tem investido no serviço de orquestração de redes privadas e desenvolvido dispositivos otimizados para atividades críticas

IoT é chave para múltiplas aplicações da Logística 4.0

Projetos do Porto de Santos e do grupo DHL mostram a efervescência nessa área e como isso poderá ampliar o uso de soluções inteligentes nessa área

Falta de dispositivos compromete implementação de redes privativas 5G

Carência de equipamentos com suporte à quinta geração móvel empurra empresas e integradores a permanecer no 4G; projeção indica que misto das duas gerações móveis mais recentes deve liderar instalações de redes privadas nos próximos anos

IoT precisa de novo impulso via políticas públicas

Os números de expansão desse segmento no Brasil estão abaixo dos vistos no mundo. Governo aponta financiamentos à inovação e incentivos como saída.

Brasil ajudará a puxar indústria global de IoT até 2032, diz Gartner

Projeção indica que instalação de dispositivos conectados no País cresce a uma taxa anual de 13,5%, atrás somente da África Subsaariana e da Ásia

Ainda muito fechado, setor de IoT vive era da “intranet das coisas”

Diretor da Datora Arqia defende que equipamentos de marcas distintas possam se comunicar para alcançar a “IoT plena” e diz que empresas precisam pôr a tecnologia em benefício do usuário

Entre em contato conosco
Copyright © Momento Editorial & Bit Social 2025

Seja um patrocinador

Entre em contato conosco: