Os resultados da educação brasileira continuam mostrando o grande fosso que existe na formação de nossa sociedade. Enquanto as escolas públicas padecem de falta de material, computadores e conectividade, as escolas privadas passam por grande movimento de fusões e aquisições e expansão de diferentes tecnologias educacionais.
O congresso irá reunir os principais especialistas educacionais, fornecedores de tecnologias e formuladores de políticas públicas para debater as questões referentes ao desafio da conectividade, as boas práticas de tecnologia na educação e as novas metodologias para as novas tecnologias.
9h30| 10h30 – PAINEL 1: Nova era da Educação: como podemos conectar escolas e estudantes de todo o Brasil
Estamos diante de uma nova Era da Educação. O contexto da pandemia da Covid-19 evidenciou, para além da desigualdade social e educacional, a assimetria de conectividade no país. Esse tema ganhou caráter urgente e prioritário para a sociedade e, em especial, para a Educação. Sem sombra de dúvida, priorizar a educação hoje requer garantir que a conectividade chegue a escolas, professores e estudantes onde quer que estejam.
*Cristieni Castilhos | CEO da MegaEdu
*Raul Fuchs | VP Instituto Escola Conectada
*Roberta Omeltech | Sócio-Fundadora da Omeltech Desenvolvimento
*Victor Lorran de Sousa Montenegro | Brazilian Talent & Ecosystem Manager da Huawei
Moderadora: Miriam Aquino | Diretora do Tele.Síntese
10h30 | 10h50 – Key Note Speaker
*Victor Lorran de Sousa Montenegro | Brazilian Talent & Ecosystem Manager da Huawei
– Huawei ICT Academy e a importancia na educacao brasileira.
Educação de qualidade, nos tempos atuais, exige acessibilidade, conectividade e disponibilidade de ferramentas digitais, para escolas, estudantes e professores. Não se pode ignorar a demanda por utilização de ferramentas de tecnologia de informação e comunicação que, embora amplamente disponíveis, são desigualmente acessíveis ou mesmo inacessíveis. A infraestrutura tecnológica de acesso à internet é apenas um dos elementos da transformação da Educação. Outro desafio, é ter os equipamentos adequados, tais como computadores dentro e fora da escola e conteúdos educacionais acessíveis.
*Matheus Magalhães Rodrigues dos Reis | Secretário de Educação de Guaramiranga – CE
*Maritê Moro Neocatto | Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal da Secretaria de Educação de Santa Maria – RS
*Paulo Roberto de Mello Miranda | Diretor-presidente da MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro
Moderador: Rafael Bucco | Editor do Tele.Síntese
14h40 | 15h50 – PAINEL 3: Tecnologias na Educação: políticas públicas para viabilizar o ensino
O debate sobre o uso da tecnologia na educação e a importância da conexão de escolas, estudantes e professores está longe de se esgotar. Pelo contrário. Estamos apenas começando a discutir esses assuntos e, para isso, é importante a elaboração de políticas públicas que resultem na produção de material didático de qualidade, que se apropriem de todas as possibilidades que as tecnologias digitais oferecem.
*Claudia Costin | Fundadora e Diretora do CEIPE FGV – Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas
*Leonardo Chain | Advogado do escritório Rennó Penteado Advogados com atuação na área de educação e tecnologia
*Susane Garrido | Diretora da Fractal Projects
Moderadora: Miriam Aquino | Diretora do Tele.Síntese
15h50 | 16h50 – PAINEL 4: Desafios na gestão para que a escola acompanhe o mesmo ritmo de inovação dos últimos anos
O desafio na gestão pública é fazer com que a escola acompanhe o mesmo ritmo de inovação o qual os estudantes passaram a ter acesso nos últimos anos. Mais de 54 milhões de estudantes em todo o Brasil foram retirados das salas de aula, enquanto se buscava soluções digitais que permitisse a continuidade do ensino.
*Ana Caroline Vilasboas | Diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica do MEC
*Mariana Rolim | Diretora executiva da Brasscom
*Paulo Kuester Neto | Cientista de dados do NIC.br
*Suzana Schwerz Funghetto | CEO da 2 em 1 Comunicação e Educação
Moderador: Rafael Bucco | Editor do Tele.Síntese
9h10 | 9h30 – Key Note Speaker
*Marcos Ferrari | Presidente-Executivo da Conexis Brasil Digital
– Os impactos do 5G na educação e os desafios para capacitação da mão de obra
9h30 | 10h30 – PAINEL 5: Implementação do novo ensino médio no Brasil
Neste ano iniciou a implementação do novo Ensino Médio no Brasil. A lei foi sancionada em 2017 e o novo formato estabelece maior integração e flexibilidade curricular e a oferta de itinerários formativos. Os novos currículos preveem a oferta de itinerários formativos organizados por áreas de conhecimento, divididos em: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Há, ainda, a formação técnica e profissional. Dessa forma, os alunos poderão optar por uma carreira profissional durante os três anos do Ensino Médio, a partir da escolha do curso. A expectativa é que a nova configuração esteja funcionando 100% até 2024.
*Daniely Gomiero | Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Claro e VP de Projetos do Instituto Claro
*Lia Glaz | Gerente Sr. de Educação da Fundação Telefônica Vivo
*Lúcia Dellagnelo | Diretora-Presidente da CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira
Moderadora: Miriam Aquino | Diretora do Tele.Síntese
10h30 | 10h50 – Key Note Speaker
*Americo Mattar | Diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo
– Importância do desenvolvimento de competências digitais na educação pública
10h50 | 11h50 – PAINEL 6: FINTECHS: Democratizando a educação
Não é de hoje que a tecnologia vem revolucionando os serviços bancários, mas nada se compara ao que vem acontecendo nos últimos anos: de acordo com dados do Distrito Fintech Report 2020, o número de fintechs apresentou um crescimento de 34% no Brasil em relação ao ano anterior. Um dos motivos é a adesão dos clientes de classe C e D. O que essas empresas têm feito para democratizar o acesso à educação.
*Beto Dantas | COO do Pravaler
*Danilo Costa | Fundador do Educbank
*Diego Perez | Presidente da ABFintechs – Associação Brasileira das Fintechs
*Lucas Silva | CEO da Finkids
Moderador: Rafael Bucco | Editor do Tele.Síntese
14h20 | 14h40 – Key Note Speaker – Tim Brasil
*Leonarda Ofranti | Head Digital Education Services da Tim Brasil
– Estratégia da TIM com a Ampli, edtech em parceria com a Kroton
14h40 | 15h40 – PAINEL 7: EdTechs: os avanços da tecnologia na educação
A educação começou a se transformar no período da Revolução Industrial, quando surgiu fundamento de capacitar mão-de-obra como força de trabalho. Hoje, a educação, além de ter como objetivo a empregabilidade, é totalmente interativa, social. Abordar a digitalização da educação no Brasil é também falar de oportunidade para pessoas que não têm acesso à educação. O futuro das EdTechs é usar a tecnologia para criar experiência ao usuário. É usar a tecnologia para criar experiência de aprendizagem digital que seja mais adaptativa, completa e inclusiva.
*Daniel Barros | Diretor de Parcerias e Admissão da Galena
*Luiz Alexandre Castanha | Especialista em Gestão de Conhecimento e Tecnologias Educacionais e CEO da NextGen Learning
*Marcelo Lima | CRO da Quero Educação
*Rodrigo Alves | CEO do Veduca
Moderadora: Miriam Aquino | Diretora do Tele.Síntese
Fundação Telefônica Vivo cria currículo de ciência de dados
Sistema é um agrupamento de conteúdos para escolas técnicas, segundo contou Americo Mattar, CEO da instituição. Ele participou do Edtechs nesta sexta, 5, e falou mais sobre o projeto
Cresce procura por cursos de tecnologia
Movimento, observado a partir de pesquisas, foi apresentada por representantes de instituições de ensino durante participação nesta sexta, 5, no EdTechs
Setores público e privado precisam atuar juntos na educação digital, dizem entidades
Representantes da CIEB, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Claro falaram nesta sexta, 5, durante participação no Edtechs, evento promovido pelo Tele.Síntese
Crédito estudantil e educação financeira: como fintechs atuam na educação
Evento EdTechs e as Escolas Públicas promoveu debate sobre iniciativas privadas que confiam capital a instituições e estudantes, com objetivo principal de democratizar o ensino de qualidade no país.
Falta de habilidade digital do brasileiro pode barrar evolução do 5G, diz Conexis
Segundo Ferrari, pesquisa da UIT, realizada em 2020, mostra que apenas 21% da população do país tem habilidade básicas ligadas a TICs
MEC espera finalizar em agosto diagnóstico para conectividade nas escolas
Documento vai auxiliar projeto piloto do GAPE para levar internet às instituições, conforme previsão no leilão do 5G.
Tecnologia na Educação: como aplicar o recurso?
Especialistas debateram políticas públicas para viabilizar o ensino durante painel no EdTechs e as Escolas Públicas, evento realizado pelo Tele.Síntese.
ISPs já conectam 257 escolas públicas com link de 100 Mbps
Nove provedores parceiros do Instituto Escola Conectada levam internet para escola pública sem contrapartida
Huawei investe na geração de talentos no Brasil pela educação
Empresa visa suprir parte do déficit de pessoal na área de TICs, estimado em 500 mil profissionais
O 5G e as escolas: ‘sem equipamento, não adianta conectividade’, ressaltam gestores
Coordenadores de projetos educacionais ressaltam desafios para manter recursos digitais na sala de aula após período de isolamento por conta da pandemia. Debate faz parte do EdTechs, evento promovido pelo Tele.Síntese.
Apenas 14% das escolas públicas brasileiras têm conexão pedagógica
O Brasil ainda tem 30 mil escolas públicas desconectadas, mas a maioria das 140 mil não tem equipamentos ou acessos velozes. A sociedade civil também se organiza, como o Instituto Conecta Brasil que pretende levar 100 Mega a 500 mil alunos até o próximo ano.
COMERCIAL
comercial@momentoeditorial.com.br
(11) 3124.7444
TARSILA MARIA ARAUJO
Armazém de Comunicação
tarsila@armazemdecomunicacao.com.br
(61) 99979.3440
ZÉLIA MARIA
ZMC Representações
zelia@zmcrepresentacoes.com
(61) 99986.2467