Data: 19 de julho de 2017
Allia Gran Hotel Brasília
SHN | Quadra 5 | Bloco B
Brasília – DF
Novas premissas, um único objetivo: qualidade dos serviços de telecom
Em seu planejamento regulatório, a Anatel está propondo uma nova abordagem para lidar com a qualidade dos serviços de telecomunicações. Conforme o relator, conselheiro Igor de Freitas,a mudança visa deixar a “litigiosidade administrativa para focar a pronta recuperação/ atingimento dos requisitos mínimos”. Esse encontro se propõe a aprofundar esse debate. Quais devem ser esses requisitos mínimos? Como deve se dar essa medição? Como os agentes regulados se posicionam? Quais são as suas ponderações. E fora da esfera da Anatel, como o debate se coloca frente aos diferentes stakeholders da sociedade?
Em outra frente, as operadoras estão investindo pesado em tecnologias como Big Data e Analytics, que permitem um maior conhecimento do perfil do cliente, suas predileções e hábitos de consumo de serviços de comunicação.
Como as empresas estão usando essas tecnologias? Em que medida contribuem para aumentar a eficiência operacional? E como a melhoria da eficiência da operação se reflete na qualidade dos serviços? O que é preciso para se ter aproveitamento ótimo na leitura dos dados?
Programa
9h | 9h30 – Credenciamento
9h30 | 10h30 – Abertura
O novo regulamento de qualidade
André Borges | Secretário de Telecomunicações, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Juarez Quadros | Presidente da Anatel
10h30 | 10h50 – Palestras
A visão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor
Ana Carolina Caram | Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública
10h50 | 12h40 – Primeiro Painel
A qualidade dos serviços de telecom, as regras atuais, uma avaliação. Ponderações sobre as novas metas
Painelistas
Elisa Leonel | Superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel
Carlos Eduardo de Faria Franco| Diretor de Relações Regulatória da TIM Brasil
Carlos Vasconcelos Galvão | Gerente de Universalização e Qualidade Regulatória da Oi
José Gonçalves Neto | Diretor de Relacionamento Regulatório da Telefônica Brasil
Ayrton Capella | Diretor de Assuntos Regulatórios da Claro
12h30 | 12h40- Debate com a plateia
12h40 | 14h – Almoço
14h |15h50 Segundo Painel
Como as prestadoras estão usando as novas tecnologias como Big Data e Analytics para melhorar a qualidade das operações. As soluções disponíveis.
Painelistas
Angelino Caputo e Oliveira | Secretário Adjunto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento
Gustavo Valfre | Diretor de Arquitetura e Transformação Digital TI da Oi
Luiz Medici | Diretor de Big Data da Telefônica Brasil
15h40 | 15h50 – Debate com a plateia
Palestrantes
Ana Carolina Caram – Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (2009). Pós-graduada em Direito Público Municipal (2010). Mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da Pós-graduação da FUMEC. Vice-Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor na Seccional da OAB/MG. Conselheira na Seccional da OAB/MG. Membro da Comissão Especial de Direito do Consumidor da OAB Federal.
André Borges – Secretário de Telecomunicações, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Especialista em Gestão de Assuntos Jurídicos, Regulatórios e Relações Institucionais em Grandes Organizações Nacionais e Internacionais, Estratégia Regulatória e Relacionamento Institucional. Advogado, formado pela PUC-SP.
Angelino Caputo e Oliveira – Secretário-Adjunto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento. Foi diretor de Gestão Estratégica e Planejamento da INFRAERO e diretor-presidente da CODESP. Trabalhou, também, na Anatel como regulador do mercado de telecomunicações por satélite e na Casa Civil como assessor especial da Presidência da República. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, com MBA em Engenharia de Redes de Computadores pela Escola Politécnica da USP e MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Carlos Eduardo de Faria Franco – Diretor de Relações Regulatórias da TIM Brasil. Formado em Direito, com pós-Graduação em Direito do Estado e MBA Executivo pela COPPEAD, ele atua no setor há mais de 15 anos e adquiriu larga experiência em regulamentação de telecomunicações em função de trabalhos anteriores em cargos de gestão na Intelig, Claro e Oi.
Carlos Vasconcelos Galvão – Gerente de Universalização e Qualidade Regulatória da Oi. Formado em Administração pela UFRJ e Pós Graduado em Marketing de Serviços pela ESPM, o executivo atua há 16 anos no setor de Telecomunicações (Oi e TIM), com experiência na gestão de áreas de Operações, Qualidade, Marketing e Regulatório.
Elisa Vieira Leonel – Superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel desde maio de 2013. Foi assessora no Gabinete Pessoal do Presidente da República entre 2008 e 2010 e assessora especial na Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações entre 2011 e 2013. É graduada em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e mestre em Administração pela Universidade de Brasília.
Gustavo Valfre –Diretor de Arquitetura e Transformação Digital TI da Oi. Há 15 anos no setor de Telecom, tem experiência em projetos de Estratégia, Inovação, Consolidação e Desenvolvimento de Sistemas nas áreas de BSS, OSS, BigData, Integração e Digital. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UFMG), é mestre em Inteligência Artificial com Web Semântica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).
José Gonçalves Neto – Diretor de Relacionamento Regulatório da Telefônica Brasil, com trinta anos de atuação em funções técnicas e gerenciais no setor de telecomunicações, incluindo o Sistema Telebras, a Anatel e a GVT. Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Juarez Quadros – Presidente da Anatel. Iniciou sua carreira profissional no Sistema Telebras, onde ocupou diversos cargos. Foi presidente do Conselho Curador da Fundação CPqD e do Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico de Telecomunicações. Entre abril e dezembro de 2002, foi ministro das Comunicações. Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Luiz Eduardo Medici – Diretor de Big Data da Vivo, área de Businesss Intelligence da Telefônica Brasil. Trabalhou no Citigroup em diversas áreas Business Intelligence, Planejamento Estratégico, Portfolio Management, Aquisição Remota e Decision Management.Graduado em Administração de Empresa pela FAAP com MBA Executivo pelo IBEMEC.
Galeria de Fotos